Tapete

Tapete

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O Livro de Pano como Instrumento de Aprendizagem na Educação Infantil e Especial

ARTE-EDUCAÇÃO: O LIVRO DE PANO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

O Livro de Pano, possibilita aos educadores o desenvolvimento de aulas criativas, de baixo custo, podendo auxiliar na aprendizagem e ensino, na Educação Especial e Infantil. Por isso, incentivamos a confecção de materiais pedagógicos como formas de expressões culturais e incentivo ao hábito de ler.
E por considerarmos o livro de pano, como um desses materiais a serem desenvolvidos, pois, segundo Rojas, “o livro de pano como brinquedo, veículo de comunicabilidade na construção da aprendizagem infantil”(2004, p.17), ao trabalharmos suas formas, cores, texturas, tamanhos, quantidades, linguagem, aliados a teorias educativas e a fundamentos da arte educação, irão colaborar para o despertar no(a) aluno(a) o hábito de ler, tudo isso de forma lúdica e para que dessa forma interagir e dialogar com elas, para melhor compreendê-las.
No entanto, conhecemos as dificuldades enfrentadas na docência, uma delas é em relação a materiais didáticos que auxiliem em diferentes áreas do conhecimento. E portanto, não é uma tarefa fácil para o educador trabalhar com tão pouco recursos – tanto humano, quanto educacional, o livro de pano vem possibilitar ao educador, trabalhar elementos básicos da psicomotricidade, discriminação visual, desenvolver diversas noções corporais, associar objetos a partes do corpo, agrupar semelhantes, lateralidade, trabalhar diferentes noções de tamanhos, situações, posições, movimentos, formas, quantidades – memória perceptiva, completar o que está faltando, descobrir figuras idênticas, jogos de sensibilidade tátil, enfim, são incontáveis as possibilidades do trabalho com o livro de pano na educação infantil.
Cabendo ao educador encontrar a sua melhor forma de trabalhar com os seus alunos. Para que esse indivíduo em formação tenha meios concretos de fazer paulatinamente sua construção de mundo.

Palavras-chave: Livro de Pano; Arte Educação; Educação Infantil; Educação Especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow by Email